Mês de dezembro, mês do Natal e de Jesus! Chegámos ao último mês do ano civil que nos presenteia com uma época cheia de amor, magia e reflexão.
A Câmara Municipal de Pombal convidou diversas instituições do concelho para participar num concurso que consistia na decoração de um trenó de madeira, que seria colocado no centro cidade. Os utentes aceitaram o desafio e, para tal, foram disponibilizados diversos materiais impermeáveis, por forma a poderem estar no exterior. O espírito natalício invadiu a cidade, pelo que convidamos todos os Pombalenses a passarem no centro da cidade que se veste de Natal e a visitarem os trenós, bem como votar na página de Facebook do Município.
Neste mês decorámos a nossa instituição a rigor, pelo que arregaçamos mangas e pusemos mãos ao trabalho para que a Santa Casa esteja pronta para receber o Natal. Assim, foram várias as atividades lúdico-recreativas e as sessões de arteterapia realizadas para que a Santa Casa da Misericórdia da Redinha estivesse pronta para receber esta época de amor e paz! Os utentes elaboraram diversos ornamentos de Natal, como centros de mesa, molas natalícias e decoraram ainda a instituição e a árvore de Natal.
Para terminar os preparativos de Natal, os utentes estiveram envolvidos num workshop de Bolachas de Natal, onde foram confecionadas bolachas com diversas formas natalinas e decoradas com pasta de açúcar. Os utentes estiveram ainda envolvidos em sessões de técnicas de musicoterapia alusivas ao Natal, tendo selecionado uma música para o almoço de Natal que se realizou no dia 22 de dezembro, tendo desta forma presenteado os elementos da mesa administrativa e todos os técnicos da instituição com a música “Alegrem-se o Céu e a Terra”. Assim, foi ainda realizado um almoço caloroso e com muita boa disposição, onde os utentes foram presenteados e onde ficam memórias que enchem o coração destes.
E o projeto REDE está quase a terminar… Iniciou no presente ano em janeiro, ao longo dos últimos 12 meses foi preconizada uma intervenção de proximidade, um trabalho de porta em porta. Assim, REDE sinalizou 323 pessoas idosas da freguesinha da Redinha que se encontravam em situação de isolamento social e/ou geográfico. O acompanhamento prestado às 323 pessoas idosas dividiu-se em três tipologias: apoio social, promoção da satisfação das necessidades básicas e linha telefónica, foi possível apoiar 217 beneficiários.
A equipa do projeto REDE realizou 1442 acompanhamentos, dos quais 485 foram relativos ao apoio social, no que respeita à promoção da satisfação das necessidades básicas que poderiam ser satisfeitas através da aquisição de bens de primeira necessidade, acompanhamento a consultas médicas, acompanhamento a exames complementares de diagnóstico e encaminhamento para os diversos serviços de saúde foram realizados 957 acompanhamentos. Importa, ainda, destacar que REDE se afirmou como uma ferramenta essencial no agendamento da vacinação COVID-19 e acompanhamento à inoculação da mesma, totalizando 170 acompanhamentos.
Posto isto, a Santa Casa da Misericórdia da Redinha agradece a confiança depositada pelos Prémios BPI “la Caixa” 2020 Rural no projeto REDE. A comunidade Redinhense e as 323 pessoas idosas isoladas que ao longo do ano 2021 acompanhámos dizem: Obrigado!
Os elementos da Mesa Administrativa, a equipa técnica e os utentes da Santa Casa da Misericórdia da Redinha desejam a todos um Feliz e Santo Natal e um Próspero Ano Novo! “Que a magia do Natal transforme tudo em amor”!
Comentários recentes