A Santa Casa da Misericórdia da Redinha prossegue com um papel ativo no combate à solidão e isolamento das pessoas idosas da Redinha. O novo confinamento incitou uma preocupação acrescida com a saúde mental dos nossos utentes e, por isso, mais do que nunca, é hora de reunir todos os esforços em prol da qualidade de vida das nossas pessoas idosas.

As intervenções de Animação nos domicílios têm sido uma constante e no mês de fevereiro muitas foram as atividades desenvolvidas. O Dia dos Namorados foi sinalizado pelos nossos utentes com algumas palavras que, para eles, representam o Amor, e ainda, com alguns trabalhos manuais. O Carnaval foi celebrado através da elaboração de máscaras e elementos festivos alusivos à data. Foram, também, dinamizadas várias sessões de atividade física, de modo a promover a funcionalidade e autonomia dos utentes. A estimulação cognitiva também tem sido uma mais-valia para o quotidiano das pessoas idosas, considerando a sua ação preventiva e reabilitadora. A par disto, foram, ainda, celebrados os aniversários de 5 utentes, com bolos de aniversário e lembranças personalizadas para cada um deles.

A secção de Fisioterapia da Santa Casa da Misericórdia da Redinha continua em funções e chega também aos seguidores do Facebook institucional, através de publicações semanais acerca de temáticas de interesse da comunidade em geral. Em fevereiro contou com 5 publicações: as patologias com maior incidência sobre a população idosa; a celebração do Dia Mundial da Luta contra o Cancro; dicas e conselhos para pessoas que tenham sofrido ou mantenham infeção pela Covid-19; e, por fim, a demonstração de uma sessão de Fisioterapia no domicílio.

Também as atividades de Animação desenvolvidas nos domicílios têm sido divulgadas na referida rede social, considerando que, desta forma, torna-se possível que a comunidade Redinhense acompanhe o trabalho efetuado pela Santa Casa e averigue os benefícios das intervenções realizadas.

Também o projeto REDE constitui uma grande parte da ação da nossa instituição. REDE iniciou a sua intervenção porta a porta no dia 1 de fevereiro, tendo visitado, até à data de hoje, 19 localidades da freguesia da Redinha, nomeadamente: Ereiras, Charneca, Redinha, Montais, Barreiras, Alvito, Pousadas Vedras, Outeiro da Martingança, Anços, Gravio, Galiana, Caruncho, Agudos, Carramanha, Estrada de Anços, Bernardos, Figueirinha, Arroteia e Jagardo.  O projeto REDE identificou 194 pessoas idosas na freguesia da Redinha, das quais 106 foram sinalizadas em isolamento social e/ou geográfico. A equipa afeta a REDE já providenciou 19 acompanhamentos aos beneficiários do projeto e 10 encaminhamentos para outras entidades do setor social.

Como é possível verificar, a Santa Casa da Misericórdia da Redinha insiste, persiste, e não desiste. As nossas forças e ambições estão constantemente com os nossos utentes e entendemos o nosso papel e importância no quotidiano destas pessoas. Assim, continuaremos a lutar para que o confinamento em vigor tenha o menor impacto possível na saúde mental e física das pessoas idosas.