A Santa Casa da Misericórdia da Redinha continua a trabalhar diariamente para proporcionar um melhor bem-estar físico, mental e social aos nossos idosos, assim como, diminuir o isolamento social de toda a comunidade Redinhense.

Para além de toda a equipa multidisciplinar que a SCMR possui, contamos com o projeto (CON)VIVER e com o projeto REDE que proporcionam todos os dias algo novo às nossas pessoas idosas, contribuindo para um envelhecimento ativo e com uma melhor qualidade de vida.

O projeto (CON)VIVER iniciou o mês de junho com uma campanha de consciencialização para a violência contra a pessoa idosa que foi assinalada no dia 15 de junho de 2021. Assim, através de registos fotográficos, os nossos utentes representaram cada tipo de violência: violência física, violência psicológica, violência doméstica, violência financeira, violência sexual e negligência/abandono.

Ao longo do mês foram realizadas diversas atividades lúdico-recreativas, atividades físicas, bem como sessões de estimulação cognitiva, dinamizadas de acordo com as potencialidades e necessidades de cada utente. Uma das temáticas utilizadas nas atividades foram os jogos tradicionais, como: o jogo da malha, o dominó, o jogo das cartas e o jogo do ovo. Assim, conseguimos fazer com que os nossos utentes recordassem memórias de tempos passados. Para celebrar os Santos Populares, proporcionamos, também, atividades temáticas, como a realização de manjericos e sardinhas. 

Por forma a restabelecer o contacto entre os utentes, foi realizado um passeio ao Santuário de Fátima, onde foi possível reunir seis utentes. A manhã começou com a participação na celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se do almoço, onde foram vividos momentos de convívio, de partilha e de bastante animação. Durante a tarde, as utentes puderam ir à Capelinha das Aparições, bem como acender as suas velas. Para terminar o dia, algumas utentes quiseram trazer algumas lembranças e visitar a Basílica da Nossa Senhora do Rosário. 

O projeto Rede, continua a assegurar o acompanhamento sistemático dos seus beneficiários, privilegiando a promoção da saúde física, mental e social das pessoas idosas isoladas social e/ou geograficamente da freguesia da Redinha. Durante o mês de junho a equipa do projeto REDE cresceu, juntou-se à equipa uma voluntária estudante de enfermagem. Junto das pessoas idosas, a enfermeira voluntária, tem instruído a capacitação de competências para o autocuidado, tornando-se particularmente importante, uma vez que as necessidades de saúde sofrem contínuas alterações, especialmente ao longo do processo de envelhecimento, requerendo práticas sempre renovadas de cuidados de saúde.

Assim, a Santa Casa da Misericórdia da Redinha tem-se empenhado em dar resposta  aos nossos utentes e a toda a comunidade da Redinha, potenciando uma vida ativa e de qualidade.