O ano do 2021 na Santa Casa da Misericórdia da Redinha foi marcado por diversos desafios, dentro dos quais, a pandemia mundial que vivenciámos e continuamos a vivenciar, bem como as suas limitações adjacentes.

No final do ano 2021, os utentes da Santa Casa da Misericórdia da Redinha foram convidados a enunciar os seus votos de ano novo, entre inúmeros desejos destacamos a palavra “esperança”, a esperança de que tudo vai ficar bem. Iniciámos o ano de 2022 juntos dos nossos utentes, pairando no ar um sentimento de felicidade e motivação para este novo ano que se avizinha.

No decorrer do mês de janeiro foram dinamizadas várias atividades de animação, das quais se destacam as atividades lúdico recreativas, estimulação cognitiva, musicoterapia, teatro e atividade física, sempre adaptadas a cada utente em consonância com os interesses pessoais e motivacionais contribuindo para a sua autonomia, independência e para a sua qualidade de vida.

A SCMR destaca neste mês uma atividade lúdica recreativa predileta dos nossos utentes de Centro de Dia, o bingo, apesar de ser um jogo muito conhecido pela população idosa é de facto umas das atividades grupais mais apreciadas por todos os nossos utentes. Apesar de ser um jogo grupal, a verdade é que é uma atividade que acarreta inúmeros benefícios para a pessoa idosa, seja ao nível da estimulação cognitiva, como a promoção da capacidade de memorização, concentração, atenção, entre outras, mas também promoção da coordenação motora e fomentação da interação social.

Apesar do término do projeto REDE, a Santa Casa da Misericórdia da Redinha não tem parado de reunir esforços para continuar a satisfazer as necessidades das pessoas idosas. Salientando a contínua e valorosa intervenção social da Santa Casa da Misericórdia da Redinha, a instituição foi novamente distinguida pela tipologia 3.33 – Programa de Parcerias para o Impacto promovida pelo Organismo Intermédio Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

PROXIM(IDADE), o projeto candidato foi distinguido no dia 13 de dezembro e visa desenvolver uma resposta de proximidade às pessoas idosas isoladas social e/ou geograficamente, promovendo assim o combate ao isolamento.

A iniciativa destina-se ao concelho de Pombal, incluindo todas as freguesias: Abiul; Almagreira; Carnide; Carriço; Meirinhas; Vila Cã; Pelariga; Pombal; Redinha; Vermoil; Louriçal; União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca; e União de Freguesias Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

PROXIM(IDADE) tem como público alvo as pessoas com 65 e mais anos do concelho de Pombal, mais especificamente um por cento do número população residente com 65 ou mais anos por freguesia que são sinalizadas pelas Comissões Sociais que, pelo trabalho que têm vindo a desenvolver, conhecem a comunidade e necessidades das pessoas idosas. Desta forma, PROXIM(IDADE) totaliza 133 pessoas idosas do concelho de Pombal.

O projeto assenta na intervenção de uma equipa multidisciplinar constituída por uma Gerontóloga Social que desempenha, ainda, a função de Coordenadora de Projeto; uma Assistente Social que desempenha também a função de Gestora de Caso; uma Psicóloga Clínica; uma Enfermeira, uma Nutricionista, uma Ajudante Familiar e uma Assistente Administrativa.

A equipa multidisciplinar e interdisciplinar visa desenvolver uma intervenção de proximidade, no meio natural de vida dos beneficiários, que assenta num programa de tutoria e capacitação que tem por objetivo a adaptação das pessoas idosas aos desafios do processo de envelhecimento, por forma a que os mesmos retardem as perdas de autonomia e dependência, bem como promovam o seu bem-estar e saúde mental e consecutivamente, mantenham ou recuperem o seu papel ativo na sociedade que traz por acréscimo a almejada, inclusão social.

PROXIM(IDADE) conta com 24 Investidores Sociais: A Falinha Infantário, Lda.; Agência Funerária Lourenço & Vicente, Lda.; Ambipombal – Recolha de Resíduos Industriais, S.A.; Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal, CRL; Distripombal – Supermercados S.A.; Fundação Ageas – Agir com Coração; Go menu, Lda.; Hélder Domingues Félix Sociedade Unipessoal Lda.; Higicastanheira Lda.; Ilídio da Mota & Cª, da.; Junta de Freguesia da Abiul; Junta de Freguesia de Almagreira; Junta de Freguesia de Carnide; Junta de Freguesia de Meirinhas; Junta de Freguesia de Pombal; Junta de Freguesia de Vermoil; Junta de Freguesia de Vila Cã; Junta de Freguesia de Pelariga; Junta de Freguesia da Redinha; Marqueluz – Instalações Elétricas, Lda.; Município de Pombal; Policlínica de Pombal, Lda.; Pombalgest – Organização, Contabilidade e Gestão, Lda.; União de Freguesias Guia, Ilha e Mata Mourisca; e ainda, a COPOMBAL – Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal, através da cedência de espaço.

PROXIM(IDADE) destaca como maiores Investidores Sociais que viabilizam a implementação do projeto, o Município de Pombal, a Fundação Ageas – Agir com Coração, bem como a COPOMBAL – Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal.

Os protocolos com os Investidores Sociais serão assinados no próximo dia 1 de fevereiro, nos Paços da Câmara Municipal de Pombal, sendo também o primeiro dia de trabalho de equipa de PROXIM(IDADE).

A Santa Casa da Misericórdia da Redinha encontra-se convicta de que PROXIM(IDADE) representa um passo inigualável no que respeita à intervenção desenvolvida no processo de envelhecimento e na inclusão social das pessoas idosas, pois iniciativas idênticas já são desenvolvidas noutros países, como é o caso de Inglaterra.