Um novo ano se iniciou e a Santa Casa da Misericórdia da Redinha não tem parado de reunir esforços para satisfazer as necessidades das pessoas idosas. Apesar do término dos projetos (CON)VIVER e CUIDAR(-TE), a nossa instituição tem combatido o isolamento dos nossos utentes levando-lhes uma pitada de esperança diariamente.

A equipa de Animação da SCMR tem realizado atividades socioculturais e sessões de estimulação cognitiva no domicílio dos utentes, que procuram prevenir o declínio funcional e cognitivo, recordar tradições e costumes das pessoas idosas e, acima de tudo, reduzir o sentimento de solidão e isolamento que teme em perdurar.

A par disto, também as sessões de Fisioterapia têm sido uma constante no quotidiano das nossas pessoas idosas, nas quais se dá primazia ao treino de mobilidade, fortalecimento, resistência e equilíbrio, por forma a potenciar a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes.

Realçando a contínua e valorosa intervenção social da Santa Casa da Misericórdia da Redinha, a instituição foi novamente distinguida pelo Prémio BPI “la Caixa” 2020 Rural. O projeto premiado intitula-se REDE e promove uma identificação e diagnóstico das pessoas idosas que se encontrem em situação de isolamento social e/ou geográfico (agravada pela Pandemia COVID-19 que vivenciamos), na freguesia da Redinha, para que seja assegurado um acompanhamento e apoio sistemático dos beneficiários.

Assim, REDE sinalizará e identificará 313 pessoas idosas que residam na freguesia da Redinha e que se encontram isoladas social e/ou geograficamente, após a sua identificação far-se-á um diagnóstico e de acordo com o mesmo, dar-se-á resposta seja ao nível social (fomentar o convívio à distância com recurso às novas tecnologias, acesso a prestações sociais, apoio biopsicossocial), pela promoção da satisfação das necessidades básicas (aquisição de bens e serviços de primeira necessidade, acompanhamento a consultas e realização de exames complementares de diagnóstico, encaminhamento para os diversos serviços de saúde), bem como através de uma linha telefónica disponível a qualquer pessoa idosa isolada ou já anteriormente identificada e ainda estabelecer contactos com pessoas significativas que se encontrem distantes. REDE pode estar à distância de um telefonema, através do número 916 790 030 ou 236 911 136, ou por via e-mail através: scmredinha@sapo.pt.

A Santa Casa da Misericórdia da Redinha continua de olhos postos na comunidade, seja nas suas necessidades, como nas potencialidades, pois só assim é possível acrescentar mais valor à comunidade, através do desenvolvimento de projetos de cariz social. O ano 2021 trouxe-nos a todos um sabor amargo pelo novo confinamento, porém, nunca nos faltará a esperança de que vai, efetivamente, ficar tudo bem.