“L.U.I.S.A. – Unidade de Apoio e Intervenção no Luto distinguida pelo Programa de Parcerias para o Impacto – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social

L.U.I.S.A. – Unidade de Apoio e Intervenção no Luto foi, recentemente, distinguida no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, enquadrado na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), mais especificamente na tipologia 3.33.

O referido projeto é composto por uma equipa multidisciplinar que tem como objetivo fulcral criar um serviço de proximidade com uma intervenção diferenciada no processo de luto, diagnóstico de doença oncológica e/ou traumas. E o serviço de proximidade será assegurado pela integração dos Técnicos Superiores das Comissões Sociais de Freguesia e/ou outras pessoas de relevo que intervenham diretamente com os possíveis beneficiários.

No que respeita à equipa multidisciplinar, esta é constituída por uma Psicóloga Clínica, por uma Técnica Superior de Serviço Social e ainda, profissionais em regime de prestação de serviços consoante as necessidades dos beneficiários, onde se enquadram: Enfermeiros, Advogados, Contabilistas, entre outros que ao longo do projeto se julguem convenientes.

A par disto, os Técnicos das Comissões Sociais de Freguesia estabelecem o primeiro contacto com os beneficiários, em virtude de se tratar de uma resposta concelhia e assim, agilizar o acesso à comunidade.

L.U.I.S.A. iniciará a sua intervenção no próximo dia 1 de junho de 2020 e durará até 31 de maio de 2023, com um gabinete de atendimento com sede em Pombal.

A Unidade de Apoio e Intervenção no Luto projetada a 3 anos, tem um custo total de 115.317,20 €, sendo 70 % do seu financiamento assegurado pelo Fundo Social Europeu e Contribuição Nacional Pública e ainda, comparticipação privada que totaliza os restantes 30 %, onde se enquadram 11 Investidores Sociais.

Dentro dos Investidores Sociais que viabilizaram L.U.I.S.A. têm lugar o Município de Pombal; a Junta de Freguesia de Pombal; a Junta de Freguesia de Redinha; a Junta de Freguesia de Pelariga; a Junta de Freguesia de Abiul; a Junta de Freguesia de Vila Cã; a União de Freguesias Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze; a Comissão Social de Freguesia da Guia, Ilha e Mata Mourisca; a PombalGest Organização, Contabilidade e Gestão Lda.; a Policlínica de Pombal Lda.; e ainda, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal.

A Santa Casa da Misericórdia da Redinha está convicta de que, através de L.U.I.S.A. e em colaboração com todos os Investidores Sociais a partir do dia 1 de junho o concelho de Pombal irá dispor de uma resposta inovadora e ímpar, mas ainda assim, crucial no que respeita ao apoio prestado a pessoas em processo de luto, diagnóstico de doença oncológica e/ou traumas.”