A Santa Casa da Misericórdia da Redinha tem desenvolvido a sua Missão em prol do bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas Redinhenses, com uma equipa multidisciplinar de profissionais destacados para trabalharem na promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

Com o plano de vacinação contra a COVID-19 a decorrer torna-se possível envolver os utentes em atividades grupais, tendo em conta que as pessoas idosas se encontram vacinadas na sua maioria. Assim, no mês de maio, foram promovidos vários reencontros entre utentes das respostas sociais Centro de Dia e Apoio Domiciliário, que já não trocavam sorrisos e histórias há mais de um ano. Através do projeto (CON)VIVER, foram, também, realizados convívios com os utentes no Parque Olhos d’Água em Anços e no Parque Verde do Açude, em Pombal. Desta forma, torna-se possível levar às pessoas idosas a esperança de um futuro mais risonho e menos solitário. O projeto possibilita, ainda, o acompanhamento dos utentes ao nível da Enfermagem e da Psicologia, melhorando, assim, a saúde física e mental dos seus beneficiários.

O mês de maio iniciou-se com a comemoração do Dia da Mãe, que tanto significado acarreta. As Mães da Santa Casa da Misericórdia da Redinha receberam um porta-chaves personalizado, elaborado por vários utentes. Por forma a promover o culto religioso e a manter as tradições e costumes das pessoas idosas, alguns utentes foram acompanhados à Capela da Nossa Senhora da Estrela, no dia 13 de maio, para assistirem à missa campal. Ao longo do mês, as sessões de atividade física foram uma constante, considerando que a promoção da funcionalidade e autonomia é um fator tónico na qualidade de vida das pessoas idosas. Por forma a estimular, ainda, o funcionamento cognitivo dos utentes, foram realizadas diversas sessões de estimulação cognitiva e sensorial, ajustadas às necessidades e potencialidades de cada pessoa.

Ao longo dos últimos meses, também a equipa do projeto REDE tem desenvolvido um papel importante no combate à solidão e satisfação de necessidades das pessoas idosas da Redinha. A equipa tem assegurado o transporte e acompanhamento das pessoas idosas a consultas médicas, realização de exames complementares de diagnóstico e encaminhamento para os diversos serviços de saúde. O projeto REDE continua a colaborar ativamente no transporte e acompanhamento das pessoas idosas durante a administração da vacina contra a COVID-19. Sabemos que a Pandemia desafiou a população idosa a adotar estratégias preventivas do isolamento social e, neste sentido, a equipa de REDE tem incutido hábitos saudáveis nas pessoas idosas, fomentando o interesse pela literacia digital, pela interação com equipamentos eletrónicos e redes sociais, bem como estimulando o gosto pela leitura.

Entendemos que ultrapassámos tempos de sacrifícios em prol de um bem comum, porém, não nos esqueçamos que esta guerra ainda não terminou. Com sentido de responsabilidade e na certeza de que todos os esforços valerão a pena, a Santa Casa da Misericórdia da Redinha continuará a desenvolver o seu papel junto das pessoas idosas Redinhenses, diariamente.