A Irmandade da Misericórdia da Redinha, no passado dia 5 de dezembro, foi distinguida pelos Prémios BPI “la Caixa” Rural 2019.

O projeto de acção social distinguido, intitula-se CUIDAR(-TE) e promove o envelhecimento ativo e saudável, através da capacitação do cuidador informal.

Tendo presente que, o envelhecimento pode e deve ser visto das mais variadas perspetivas, principalmente se for olhado como uma oportunidade de gerar valor acrescentado na sociedade, torna-se crucial que, as pessoas idosas tenham qualidade de vida e que os cuidadores informais sintam satisfação na prestação de cuidados.

No entanto, o percepcionado é que os cuidadores informais têm carência de conhecimentos e competências técnicas na prestação de cuidados pelos mais variados motivos, como a inexistência de respostas formais imediatas e pelo facto de, muitas vezes não terem escolhido desempenhar a função, mas sim porque não lhes restou outra opção.

Assim, nasce CUIDAR(-TE) que, tem como objetivos gerais: capacitar os cuidadores informais de conhecimentos e competências nas mais diversas áreas da geriatria, prestar apoio psicológico aos cuidadores informais e criar um banco de ajudas técnicas.

A intervenção será assegurada por uma equipa multidisciplinar: Gerontólogo Social, Técnico Superior de Serviço Social, Psicólogo, Enfermeiro e Nutricionista e alcançarão trinta cuidadores informais da freguesia da Redinha e Pelariga, ao longo do ano 2020.

CUIDAR(-TE) será essencialmente desenvolvido no domicílio dos beneficiários e contará ainda com a cedência gratuita de ajudas técnicas, de modo a facilitar a tarefa do cuidador e promover o bem-estar da pessoa cuidada. Além do acompanhamento psicológico que visa, essencialmente, retardar situações de burnout.

Posto isto, a Santa Casa da Misericórdia acredita que, este projeto assume um papel fulcral na capacitação dos cuidadores informais, sejam familiares diretos ou outras pessoas, de modo a garantir a prestação de cuidados holística, consciente e respeitando os direitos e a individualidade de cada ser humano.